
Prelo
Prelo
Pare de esquecer o que aprendeu – Método Zettelkasten
#016 – Existe um conto de Borges que considero particularmente angustiante. Não sei se você conhece: é A biblioteca de Babel. Começa assim:
"O universo (que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no centro, cercados por balaustradas baixíssimas."
O universo é uma biblioteca – estamos sempre perdidos em uma rede infinita de referências. Com a idade, vamos perdendo a vista e o juízo. Quando perdermos a vista, "mãos piedosas" nos jogarão pela balaustrada.
Mais que uma distopia, ou o lembrete inquietante da nossa impossibilidade de compreender a nossa existência, o conto é um lembrete das obras esquecidas.
Já te aconteceu de se angustiar em ler tanto e esquecer tanto?
Não sei se você se dedicou a uma pesquisa para um romance policial, histórico, ou para uma ficção científica, ou mesmo em sua tese, dissertação, peça de jornalismo literário ou ensaio, e neste processo, sentiu que os instrumentos que usamos como complemento aos limites de lembrança e esquecimento do cérebro também são desorganizados e insuficientes.
Será que devemos confiar tanto assim na memória quando preparamos um texto? Ou na capacidade rememorativa/associativa de um brainstorm?
Esta semana, no Prelo, apresento um método que tenho utilizado há alguns meses e tem revolucionado o meu modo de ler, de escrever e de ensinar.
É um sistema bastante simples, criado por um pensador alemão, um sujeito chamado Niklas Luhmann. O método vai te ajudar a escolher os seus temas "de baixo para cima", escrever textos vivos, dialógicos, impregnados de um debate vivo e corrente. Trata-se do Método Zettelkasten.
E para os autores de ficção, é uma maneira de apropriar-se daquilo que lê, sem sobrecarregar a nossa atenção, criando um sistema cumulativo e processual de leitura e aprendizagem.
Clique AQUI para assistir ao tutorial que preparamos.
Inscreva-se no canal para receber dicas e material exclusivo!
Clique em: https://escritacriativa.net.br/
E hoje quero fazer um convite: dia 4 de maio, às 19h, um domingo vou coordenar uma formação online gratuita chamada Mínima Linha Infinita – O Caminho do Haikai para a Poesia, ministrada pelo aclamado poeta e editor Tarso de Melo.
Quer descobrir os mistérios da língua?
Então clique no link e garanta a sua vaga: https://bit.ly/poesia-prelo