Prelo

Como se Faz um Podcast: Jornalismo Narrativo & Pesquisa – Uma Conversa com Fábio Corrêa

Tiago Novaes Episode 126

#126 –  Pouca gente sabe que, ao longo de dois meses neste ano de 2025, contei com a ajuda de um excelente jornalista para a preparação deste Prelo. E digo que já estava ficando mal-acostumado quando Fábio Corrêa disse que seu projeto pessoal de podcast tinha sido selecionado para financiamento e subsequente apresentação em nenhum outro lugar senão na Deutsche Welle (DW), emissora internacional de rádio, TV e internet da Alemanha, com foco em jornalismo independente e programação multicultural.

O Fábio foi para a Alemanha e a gente não se falou mais, até que chegou ao meu conhecimento a notícia do lançamento do primeiro episódio de O Pulo de Miguel. Semana passada, saí para correr em um parque aqui perto, baixei o episódio e, trinta minutos mais tarde, ainda meio sem fôlego por conta da corrida, estava deixando uma mensagem para o Fábio, convidando-o para uma conversa. Para a minha – para a nossa – alegria, o Fábio topou conversar sobre a história do programa, sobre como se monta um podcast narrativo, os meandros do trabalho de pesquisa e as várias surpresas que encontrou pelo caminho.

O Pulo de Miguel é um programa de seis episódios, no formato jornalístico, mas também muito autoral. Porque o Fábio, além de jornalista, é escritor, músico, criador de HQs. E a história que ele encontrou – a desse jovem brasileiro que saltou o Muro de Berlim, foi espionado pela Stasi e morreu na Índia aos 30 anos, em condições jamais inteiramente esclarecidas – é desses achados brilhantes que viram um tesouro nas mãos de um bom narrador.

Clique aqui para escutar O Pulo de Miguel – DW Revista

 Fábio Corrêa é jornalista, nascido em 1985 em Belo Horizonte. Formou-se em jornalismo pela PUC Minas, em 2007. Viveu em Berlim entre 2008 e 2013, onde concluiu o mestrado em Antropologia pela Freie Universität. Desde 2015, é colaborador da DW Brasil, com sede em Bonn. 

Trabalhou nos jornais Estado de Minas e O Tempo, ambos de BH, e já publicou reportagens em diversos veículos, como piauí, BBC Brasil, Repórter Brasil, Folha e O Globo, no Brasil, e nos berlinenses Der Tagesspiegel e taz. É também fellow das fundações alemãs IJP e Heinz-Kühn, onde foi bolsista e jornalista convidado.

Esteve à frente do podcast O Tempo Hábil, do jornal O Tempo, e colaborou em 2025 com O Prelo, do Tiago Novaes. 

Acaba de lançar a série de podcasts "O Pulo de Miguel", em seis episódios, pela DW Brasil, sobre a história do brasileiro que pulou o Muro de Berlim ao contrário.  

Mas Fábio Corrêa também se aventura paralelamente no mundo artístico. É músico, compositor e produtor. Em 2021, produziu e lançou o álbum 'Dilúvio/Deserto', de suas composições, pela banda Dada Hotel, na qual assume os vocais, guitarras e teclados. Já com escritor, publicou, em 2022, pela editora Pantagruel (independente) e em parceria com o artista gráfico Fabiano Azevedo, o HQ "O Último Táxi", cujo roteiro escreveu. "O Último Táxi" é uma ficção distópica passada em uma Belo Horizonte do futuro, na qual vive o protagonista, que se depara com um rádio que toca músicas - e notícias - do passado.

Clique aqui para escutar O Pulo de Miguel – DW Revista