Prelo

As pessoas do livro – Como encontrar o foco narrativo de sua história

September 21, 2021 Tiago Novaes Episode 39
Prelo
As pessoas do livro – Como encontrar o foco narrativo de sua história
Show Notes

#039 – Durante muito tempo, convencionou-se ensinar que a primeira pessoa, ao narrar uma história, era a mais incerta, a duvidosa, porque implicava numa voz parcial, um recorte específico, que derivava muitas vezes numa perspectiva enviesada da realidade.

Como confiar num narrador assim?, diziam. Ele tem muito a perder ao contar a verdade.

Ora, os tempos mudaram. A verdade, se passa longe dos movimentos delirantes de massas submetidas aos torpedos de zap, nunca deixou de ser uma construção frágil, social, sujeita a questionamentos incessantes. A verdade é histórica e está muito mais perto da dúvida filosófica e científica que das convicções da audiência midiatizada.

Hoje, queremos crer que já não somos ingênuos, que sabemos que não existe narrativa sem recorte ou perspectiva. Sob essa luz, a terceira pessoa tornou-se a menos confiável, justamente por ser aquela que oculta o seu sujeito, pretende-se universal, detentora do bom senso de uma classe, de uma neutralidade, um ponto zero do olhar. A loucura do narrador de Memórias do Subsolo passa a ser mais confiável, em sua parcialidade, que a requintada mot juste de Flaubert. 

Mas quando pensamos no foco narrativo de nossa história, serão estas as únicas implicações? O que mais devemos levar em consideração? 

E por que o foco narrativo é tão determinante em desatar o seu processo de escrita, dando-lhe impulso, asas, voo? 

E serão estas as únicas pessoas que existem, as únicas maneiras de narrar uma história?

Inscreva-se no canal para receber dicas e material exclusivo!

Clique em: https://escritacriativa.net.br/