Prelo

A biografia de uma ideia: a obra de Malcolm Gladwell como estudo de caso

April 20, 2021 Tiago Novaes Episode 30
Prelo
A biografia de uma ideia: a obra de Malcolm Gladwell como estudo de caso
Show Notes

#030 – À primeira vista, devo dizer que a obra de Malcolm Gladwell não me atraía. Mas também reconheço que se tratava apenas de uma impressão, daquelas que a gente tem sem saber nada do livro, e que pode produzir equívocos. Suas edições têm um design quase idêntico entre si: capas brancas, o mesmo tipo de fonte nas edições brasileiras e anglófonas. Uma chamada ampla, como que querendo abraçar coisas demais dentro de uma questão formulada de modo muito genérico. 

É por isso que só fui me aventurar a ler os seus livros por conta de uma sugestão, dessas que não se ignora. "Você já leu este cara? Analise a obra dele." E como respeito demais a autora da recomendação, resolvi fazer o que ela dizia. 

Analisar uma obra ultrapassa a leitura casual. É preciso buscar recorrências na leitura de mais de um de seus livros. Acompanhar as resenhas e comentários na internet, os debates nas redes sociais. Entender o fenômeno da obra, por assim dizer. Não sou jornalista, mas a curiosidade tenta suprir parte das minhas deficiências de investigador na hora de explorar os caminhos de um livro ou de um autor. 

Quando estamos interessados na escrita de um gênero específico, é muito interessante ir além da curiosidade mais imediata. Precisamos esticá-la nos limites do cansaço. Empregar um esforço que se volte não apenas para o chamariz imediato da leitura, mas para as suas estratégias discursivas, o modo como o autor ou autora produziram a sucessão de seduções e provocações do texto.

Neste trigésimo episódio de Prelo, abro uma seção na conversa que iniciamos semana passada sobre a tipologia da não-ficção e me dedico a apresentar alguns dos resultados de um estudo de caso, o da obra de Malcolm Gladwell, autor de Blink – A decisão num piscar de olhos, Outliers – Fora de série e The tipping point – O ponto da virada. Apenas este último título teve cinco milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Não foi algo espontâneo, mas exigiu um projeto pessoal do autor. 

Em A biografia de uma ideia – a obra de Malcolm Gladwell como estudo de caso, apresento algumas pistas da popularidade de sua obra, além de recursos que você pode utilizar na elaboração de seu próprio livro.

Inscreva-se no canal para receber dicas e material exclusivo!

Clique em: https://escritacriativa.net.br/