Prelo

Mercado de Histórias – Uma Conversa Sobre Narrativas e Seus Leitores

January 19, 2021 Tiago Novaes Episode 21
Prelo
Mercado de Histórias – Uma Conversa Sobre Narrativas e Seus Leitores
Show Notes

#021 – Em filosofia, dizemos que é contingente aquilo que não é necessário, mas ao mesmo tempo possível. Essa proposição só serve à literatura na segunda parte: ao mesmo tempo em que é permeada de possibilidades, ela também é fatalmente necessária para a constituição de repertórios e vivências da humanidade.

Walter Benjamin foi categórico ao dizer que a ação da experiência está em baixa nos nossos viveres pós-industriais. Cada vez menos sabemos como contar histórias, ainda que precisemos delas para intercambiar experiências, para emprestarmos modelos de agir em situações complexas ou crises — as internas e as externas —, como essa que agora nos encerra diante das nossas telas. Pode ser por isso que você, como eu, ainda está interessado em transitar pela ficção. Ela atiça as realidades possíveis.

Os caminhos muitas vezes são híbridos ou múltiplos, mas para contar a sua história, vale a pena conhecer mais de um. Essa semana o Prelo chama você para uma conversa pé no chão sobre gêneros e mercados, diferentes formas de realizar essa atividade milenar que, afinal, é uma necessidade humana: contar histórias.

Inscreva-se no canal para receber dicas e material exclusivo!

Clique em: https://escritacriativa.net.br/