Prelo

A Crise da Insuficiência

October 27, 2020 Tiago Novaes Season 1 Episode 15
Prelo
A Crise da Insuficiência
Show Notes

#015 – A palavra mindset está em voga. Utilizada em diversas áreas, ela já desbota, talvez um tanto banal, como um placebo para silenciar as inquietações que permeiam o capitalismo tardio.

Apesar de seu emprego ter sido trivializado, o mindset é um conceito que pode ajudar a compreender algumas dificuldades que acompanham o processo da escrita. Por isso, essa semana Prelo volta à origem do mindset a partir do livro de Carol Dweck, pesquisadora e professora do departamento de psicologia na Universidade de Standford.

Trata-se de um enquadre mental, um conjunto de crenças interligadas, e as atitudes que advém dessas condições. Configura também as hipóteses de edificação de uma trajetória em qualquer área que seja desafiadora, aqui para nós representada pela escrita.

Pensar sobre o mindset implica sobretudo uma reflexão sobre os fracassos, o que é desafiador em um mundo que nos pauta pelos sucessos. Aumentar a tolerância para as frustrações pode ser decisivo na sua formação como escritor ou escritora, pois é isso que vai permitir que você se desvencilhe dos medos de não ser bom o suficiente.

Desconstruir a estética do gênio é libertador. Já no século XIX Hegel queimava as pontes que os iluministas haviam construído, em que gênio e talento são indissolúveis. O mindset dinâmico permite o empenho na construção de um caminho que escolhe enfrentar os entraves e os contratempos. O esforço pode ser tão compensador quanto o talento quando você abraça a plasticidade das suas crenças.

Inscreva-se agora na Semana da Criação Literária, um evento online e gratuito entre os dias 25 e 31 de janeiro:

http://escritacriativa.net.br/ec2021/