Prelo

O presente, entre a velhice e a infância: uma conversa com Tina Vieira

November 23, 2023 Tiago Novaes Episode 87
Prelo
O presente, entre a velhice e a infância: uma conversa com Tina Vieira
Show Notes

#087 – Há alguns meses a escritora Tina Vieira me convidou para escrever a quarta capa do seu segundo romance. Eu sabia que o livro estava bem encaminhado. Tina e eu tínhamos nos encontrado em um dos bares à margem do rio na cidade do Porto em julho deste ano, em minha passagem pela cidade. Na ocasião, me contara que este livro tivera uma agente literária como representante, e que ela o tinha vendido para uma grande editora internacional com planos de se estabelecer de forma mais sólida no Brasil.

O seu “Maboque”, publicado pela Quelônio, tinha sido finalista como melhor romance do ano pelo prêmio Jabuti em 2021, um feito enorme, considerando que se tratava de sua obra de estreia. Eu mesmo tinha muito carinho por esse livro, porque o acompanhara desde o seu estado embrionário. A Tina o escrevera durante o período de um ano de duração de minha formação, “A Preparação do Romance”, que ela cursara por indicação da Joselia Aguiar, jornalista, ex-diretora da biblioteca Mário de Andrade e curadora da Flip durante dois anos. 


A leitura deste seu segundo romance foi uma alegria para mim. E logo, pensei em convidá-la para uma conversa aberta para o Prelo. 


Eu tinha várias perguntas a fazer para a Tina, e que poderia interessar a você, que acompanha o podcast: Qual a diferença entre escrever um primeiro e um segundo romance? Como foi trabalhar com uma agente literária? Qual o seu processo criativo, e como faz para, preparando-se para lançar esse segundo livro em 2024, ela já esteja escrevendo um terceiro? E, evidentemente, queria que conversássemos sobre os temas abordados no livro, temas fortes e que ela trata de modo muito franco e corajoso: o autismo na infância e a demência na velhice. 


A conversa passou voando. Estou certo de que ela também vai passar assim para você. 


Inscreva-se agora no canal! Clique:

https://escritacriativa.net.br/

E hoje quero fazer um convite: dia 6 de maio, às 19h, uma segunda-feira, vou coordenar uma formação online gratuita chamada Mínima Linha Infinita – O Caminho do Haikai para a Poesia, ministrada pelo aclamado poeta e editor Tarso de Melo.

Quer descobrir os mistérios da língua?

Então clique no link e garanta a sua vaga: https://bit.ly/poesia-prelo