Prelo

Salvar Van Gogh

September 05, 2023 Tiago Novaes Episode 84
Prelo
Salvar Van Gogh
Show Notes

#084 – Existe na vida e na obra de Van Gogh uma tensão entre o amor ao redor do qual ele orbita – o pai, o irmão – e as cores do mundo. 

A cor talvez fosse o amor que Van Gogh podia oferecer. 

Era porque Van Gogh não conseguia amar diretamente, ou receber o amor diretamente, que ele buscava cores mais perto de onde estavam os pais, o tio, o irmão. 

A França era o país de Theo, e foi neste amor onde ele mais reconheceu a vida das cores, e também ali ele sofreu mais, ali estavam os corvos à espreita. 

A obsessão do artista pode ser lida como um sinal de seu desespero. É porque dentro dele uma tempestade se agita, que ele se agarra com mais intensidade às cores do mundo, às bisnagas que ele devora, à calejada paleta, à beleza lancinante do mundo da natureza. 

Mas mais uma vez: não podemos reduzir esta arte à loucura. Os quadros do pintor são sim uma espécie de transe religioso. 

Van Gogh era um xamã solitário, um xamã em busca de sua tribo perdida. 

E hoje quero fazer um convite: dia 6 de maio, às 19h, uma segunda-feira, vou coordenar uma formação online gratuita chamada Mínima Linha Infinita – O Caminho do Haikai para a Poesia, ministrada pelo aclamado poeta e editor Tarso de Melo.

Quer descobrir os mistérios da língua?

Então clique no link e garanta a sua vaga: https://bit.ly/poesia-prelo